Pin It

5 problemas gerados por redigir o contrato social - WOS ContabilidadeCom muita motivação em abrir uma empresa, os novos sócios renegam alguns aspectos importantes para segundo plano e acabam não prestando atenção para algumas clausulas relevantes do contrato social. Elas podem no futuro gerar grandes problemas para a empresa e para os sócios.

Por isso, muitas vezes ao redigir o contrato social, os sócios precisam prestar muita atenção em alguns fatores importantes que podem influenciar e interferir na sociedade após anos de atividades e com grandes resultados.

Sem duvida nenhuma, o Contrato Social como documento que irá estabelecer as normas de relacionamento entre os sócios e como será sua atuação dessa sociedade, deverá ser muito bem pensado no momento de sua constituição e receber uma redação que preveja situações nas mais diversas circunstâncias para que no futuro a empresa mantenha seu caminho.

Por isso, estabeleça um formato jurídico que proteja a sociedade e que atenda todos os objetivos de seus sócios. Dessa forma, poderá evitar que aconteça uma paralisação temporária nos negócios, a falta de capital de giro, forçar a venda ou desmobilização de bens ou direitos para honrar o pagamento de obrigações, ter a continuidade comprometida da operação em decorrência de discussão judicial.

 

Quais problemas devem ser previstos ao redigir o contrato social?

Veja as 05 clausulas relevantes que precisam ser bem pensadas e tratadas.

 

Saída de sócio

Quando um sócio resolve sair, o problema é bem menor. Pois, ele está saindo por livre e espontânea vontade. Tem a preocupação em resolver o impasse de sua saída da melhor forma, conhece a condução do negócio além da situação financeira da empresa.

 

Entrada de sócio

Caso a sociedade permita o ingresso de um novo sócio, qual procedimento será adotado? Será a substituição de um sócio falecido ou apenas a entrada de um novo sócio? Quais funções irá assumir? Como se portará diante da sociedade e dos sócios mais antigos? Essas questões precisam ser respondidas na redação do contrato social e já estabelecer o procedimentos para essa questão.

 

Falecimento de sócios

Queira ou não, se a sociedade tiver longevidade, poderá haver o falecimento de sócios e nesse momento as regras precisam ser bem claras de como os herdeiros irão assumir suas responsabilidades, obrigações e direitos.

 

Entrada de herdeiros

Queira ou não, se a sociedade tiver longevidade, poderá haver o falecimento de sócios.  Então aparecem os herdeiros!  Esses herdeiros poderão assumir as funções do sócio falecido ou falta à capacitação correta para o cargo.  A sociedade poderá absorver esses herdeiros com funções dentro da sociedade ou apenas serão sócios do capital social. As regras precisam ser bem claras de como os herdeiros irão assumir suas responsabilidades, obrigações e direitos.

 

Quantidades de cotas de cada sócio

A participação e a responsabilidade de cada sócio dentro da sociedade precisam ser bem definidas, pois de acordo com a quantidade de cotas, poderá haver bastante influência no momento das deliberações nas decisões da empresa.

 
Normalmente, quando da constituição da empresa, os sócios contratam os serviços do profissional contador para a preparação do contrato social que não se atentam a essas 05 questões do contrato social que poderão trazer muita dor de cabeça no futuro, interrompendo a atividade por discussões que acabam se encaminhando na justiça.

Mas, por fim, fique atento, as clausulas relevantes sendo muito bem vistas e discutidas poderão reduzir em muito qualquer problema que poderá vir a acontecer para os sócios e para a sociedade. Assim, o empreendimento pode seguir em frente e ter bastante sucesso.

Abrir uma empresa requer pesquisa, conhecimento e planejamento. E, também é muito importante conhecer qual o tipo de enquadramento é melhor para o seu negócio.

 

 

#woscontabilidade  #aberturadeempresa  #empreendorismo #contrato social