Pin It
WOS - contabilidade de custos

Contabilidade de custos para o seu processo produtivo!

Conhecer os custos diretos e indiretos do seu processo produtivo é uma grande vantagem que sua empresa pode ter diante do seu mercado de atuação. Seja o tipo de empresa que for como serviço, comércio e indústria, o seu processo produtivo terá maior eficiência se adotar a Contabilidade de Custos.

Mas afinal, o que é a Contabilidade de Custos?

 

A Contabilidade de Custos é uma técnica contábil que coleta e classifica os dados internos (também dados externos conforme a necessidade), seja monetário ou físico, como: unidades produzidas, horas trabalhadas, quantidade de requisições de materiais e de ordem de produção, entre outros, para permitir gerenciar, planejar, controlar e tomar decisões de forma mais efetiva para manter a lucratividade final da empresa.

Como elaborar uma Contabilidade de Custos?

 

O ideal é que sua empresa tenha um escritório de contabilidade apto para auxiliar em todos os processos contábeis para a implantação dessa técnica, na qual terá dois objetivos a seguir:

1º Uma avaliação dos bens e/ou serviços produzidos e vendidos;

2º Controle das condições internas de exploração.

No primeiro objetivo, a empresa procura calcular o custo dos produtos e/ou serviços vendidos, o que permite apurar resultados por produtos. No segundo objetivo, a Contabilidade de custos procura identificar todos os setores internos que originam custos, para serem acompanhados, analisados e controlados. Permite o conhecimento de todos os custos da empresa nos diferentes setores.

 

A Contabilidade de Custos é igual à Contabilidade Geral?

É preciso ter em mente que a Contabilidade de Custos se distingue da contabilidade geral nos seguintes aspectos:

  • Busca dados internos da empresa, procura captar o que se passa nas diversas áreas (área de produção, administrativa, financeira, comercial, etc).
  • Apura resultados por produtos, regiões, mercados, atividades, etc.
  • Contabiliza os custos de acordo com a função ou área interna (custos de produção, distribuição, administrativos, financeiros, etc.).
  • Elabora uma demonstração de resultados por funções.
  • Apura resultados em períodos curtos (mensais). Utiliza o SIP (Sistema de Inventário Permanente) e contabilizam todos os custos com amortizações, provisões, juros, etc. Pode obter mensalmente o custo das matérias consumidas e o custo dos produtos vendidos, necessário para apurar os resultados do mês.

Agora, com essa noção sobre Contabilidade de Custos, vale a pena analisar os fatores de sua empresa e aplicar a técnica para ter um desempenho mais efetivo e criar uma vantagem diante de seu mercado.

A JAS-WOS Contabilidade assessora várias empresas, desde a abertura a todas as questões contábeis, fiscais, societárias e de recursos humanos – RH há mais de 15 anos.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato! Solicite aqui um contato com um representante.

#jas-woscontabilidade  #assessoriacontabil  #empreendorismo #contabilidadedecustos